A nova MAÇONARIA ou uma MAÇONARIA nova

A nova MAÇONARIA ou uma MAÇONARIA nova?

Antonio Juliano Breyner 

A pandemia causada pelo Coronavírus, com toda sua ação devastadora, criando medo e incertezas, causando caos social e mental, transformando atitudes e ceifando vidas, produziu, por outro lado, a abertura para novos caminhos, produziu a possibilidade de um novo olhar para o outro lado da montanha e indiscutivelmente quebrou paradigmas.

        Sentimos e vivenciamos esse novo momento dentro da secular instituição - A MAÇONARIA. Há sete meses, nenhum maçom, mesmo os grandes expoentes das potências maçônicas, poderia sequer pensar e muito menos comunicar ou verbalizar, comentar com outro par ou mesmo declinar em uma reunião de sua LOJA, a possibilidade de uma reunião através da WEB, uma reunião chamada virtual, onde plataformas “online” como ZOOM ou GOOGLE MEET poderiam ser utilizadas para esse propósito: uma reunião da LOJA MAÇONICA através da internet - VIRTUAL.

        Quem se atrevesse a essa propositura seria massacrado; quem o fizesse seria hostilizado; quem o fizesse estaria praticando perjúrio, quebrando juramentos, estaria em todos os aspectos subvertendo a ordem e os preceitos seculares da SUBLIME ORDEM MAÇONICA.

        Ainda perfilariam a rosto os defensores dos tradicionais Landmarks, principalmente os 25 de ALBERT GALLATIN MACKEY, que, na maioria das chamadas potências mundiais, nunca foram usados e, em algumas potencias do BRASIL, são defendidas como salvaguardas da ORDEM MAÇÔNICA, mas na verdade constituem  um anacronismo maléfico ao ser humano hodierno, uma afronta à sociedade. Defensores desses LANDMARKS gritariam a plenos pulmões: expulsem esse perjúrio. E o irmão que declarou seu julgamento no sentido de instruir-se no que os fomentadores de conhecimentos propugnam: as mídias webianas, seria feito portador do quit placet ex ofício, ou melhor dizendo; EXPULSO DA MAÇONARIA.

        Mas eis que surge o terror galopante, um vírus com alta taxa de transmissibilidade e poder de levar ao óbito os seres humanos. Com as atitudes tomadas pelas autoridades regularmente constituídas, pelo perigo eminente de causar um colapso no sistema de saúde do país, sistema esse falido há muito, onde nós humanos recebemos tratamentos desumanos, principalmente o brasileiro que não pode pagar um plano de saúde, a maioria esmagadora da população, essas autoridades determinaram medidas para minimizar o desastre e em virtude desse emaranhado de decisões as potências maçônicas também tiveram de mobilizar-se e decidiram também proibir as reuniões ditas presenciais, ditas em tempos modernos, nunca usamos outra forma de tratamento para as reuniões, essa outra forma seria impensada = virtual.

        Os “Templos” ou “sala de LOJA” foram fechados, são insalubres, as reuniões presenciais proibidas, acertadamente suspensas. Ficamos inquietos, as reuniões semanais ou quinzenais, na maioria das LOJAS MAÇÔNICAS BRASILEIRAS, reuniões que estávamos habituados, não mais estavam acontecendo, entristecemo-nos, talvez o que mais gostávamos de fazer, depois da família e para alguns, depois do trabalho, foi guilhotinado da nossa vida. Ficamos como zumbis.  Ficamos perdidos.

 


 
        Mas a MAÇONARIA que tem uma lenda extremamente interessante sobre o pássaro de fogo que renasce das cinzas – FÊNIX  - (mitologia egípcia),  sem fugir de suas orientações doutrinarias, filosóficas e iniciáticas, como sempre fez durante sua história, reinventou-se, buscou na WEB um “novo normal” uma outra forma de colocar os irmãos em contato, são as reuniões virtuais, as videoconferências (live), essas motivaram os irmãos e independentemente da idade aglutinou os irmãos, aqueles que tinham dificuldade de usar seus instrumentos de acesso à mídia, pediram ajuda aos filhos (as) netos (as) e marcaram presenças nas reuniões virtuais que explodiram pelo pais e felizmente recuperou a alegria em cada obreiro da SUBLIME ORDEM MAÇÔNICA.

        Lojas simbólicas e dos altos graus experimentaram em suas reuniões virtuais acontecimentos inusitados e inimagináveis. Nossa LOJA de NEPOMUCENO: ARLS FRATERNIDADE NEPOMUCENENSE -  292 – GOMG – NEPOMUCENO – MG, em seu aniversário de fundação, promoveu uma reunião virtual, a LOJA constituída de 12 obreiros, recebeu 53 irmãos na reunião virtual, contando com a presença e palestra do SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE do GOMG VANDERLEI GERALDO DE ASSIS e a presença do  SGC do SCMG WAGNER COLOMBAROLLI e a presença de não menos renomados 39 irmãos de diversos orientes do estado de Minas Gerais. 

        As reuniões virtuais, esses importantes encontros pela WEB, em uma sala previamente agendada, tornaram para nós familiar. Através do celular ou do notebook ou desktop com câmera, reunimos e participamos de excelentes encontros, os trabalhos intelectuais, os estudos de diversos assuntos pertinentes à ordem maçônica são apresentados durante a reunião, trabalhos de excelente nível intelectual são apresentados e discutidos e não posso me furtar a um comentário de um irmão: “Tenho muitos anos de maçonaria, mas nunca aprendi tanto como estou aprendendo agora”. 

        A pandemia mostrou que o ser humano pode se reinventar e uma instituição secular, que tem a tradição como fio a ser seguido, pode mudar sem romper com essa tradição. Quando, em uma reunião virtual, testemunhei a participação de um irmão de 65 anos de iniciado, com todas as limitações e inabilidade de acessar uma sala em uma reunião virtual e exclamar que era uma alegria estar ali; nada pode ser mais ESPETACULAR, nada pode ser mais motivador para que as reuniões virtuais fiquem como forma de agregar o ESPÍRITO UNIVERSAL MAÇÔNICO. 

            Em voltando a normalidade, isto é, tendo a VACINA disponível, as reuniões presenciais que nos são tão caras, voltarão com todo o seu esplendor e as reuniões virtuais não serão tão necessárias, mas continuará coexistindo, continuará como ferramenta de trabalho maçônico, continuará produzindo economia de deslocamento para reuniões administrativas, onde não são necessários encontros presenciais. As reuniões virtuais estão inseridas hoje e doravante nas práticas da MAÇONARIA. Além do encontro com o irmão, as iniciações e demais sessões magnas e os encontros festivos sensibilizarão cada um dos obreiros e fará com que, aqueles que são infrequentes, reflitam da importância de estar presente junto aos irmãos. A pandemia mostrou essa necessidade.

        As reuniões virtuais serão utilizadas pelas potências e mesmo pelas LOJAS em seus seminários e datas festivas, como também em reuniões das administrações das potências com todas as LOJAS do estado. Diminuindo o gasto e proporcionando a universalidade da participação de todos. A MAÇONARIA não mudará sua doutrina e filosofia, está conscientemente agregando uma nova forma de reunir e propondo que sejamos indiscutivelmente uma instituição antiga que não renuncia à modernidade, uma instituição apaixonantemente FRATERNA e UNIVERSAL.

    

 

Antônio Juliano Breyner é Mestre Instalado e Venerável Mestre da LM Caridade Nepomucenense e membro da Loja Capitular Cavaleiros Unidos do Oriente, do Supremo Conselho de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
 

noticia