ACADEMIA MINEIRA MAÇÔNICA DE LETRAS

 

 

A Academia Mineira Maçônica de Letras, também designada pela sigla AMML, foi fundada em 30 de março de 1993,  na cidade de Belo Horizonte, Capital do estado de Minas Gerais, onde tem sede e foro, é uma associação civil de caráter cultural, sem fins econômicos, de duração por prazo indeterminado, é regida por um ESTATUTO, de conformidade com a legislação brasileira, registrado no Cartório Jero Oliva sob o nº 85.002, em 21 de março de 1994.

A AMML tem por finalidade desenvolver a cultura maçônica por meio da pesquisa e estudo da sua história, dos seus princípios doutrinários, de personalidades e temas relacionadas com os objetivos da Maçonaria, o que deve ser registrado para a posteridade.

Para cumprir sua finalidade, a AMML realizará reuniões ordinárias e extraordinárias, publicação de periódicos, realização de cursos, seminários, ciclos de estudo, comemorações de datas cívicas ou maçônicas, excursões culturais, intercâmbio com instituições congêneres, uso da biblioteca pelos associados e qualquer outra modalidade de expressão cultural compatível com a sua finalidade, a critério da sua diretoria.

Para divulgar suas atividades, a Academia manterá a publicação de um boletim periódico denominado “LIBERTAS”.

A AMML reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês, sempre na primeira terça feira e, extraordinariamente, quando convocada.

A AMML tem como PATRONO o Protomartir da Independência do Brasil JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER, o TIRADENDES e, em sua homenagem, é designada “CASA DE TIRADENTES”.

conteudo