EXCELSA CONGREGAÇÃO REALIZA A SUA REUNIÃO VIRTUAL ADMINISTRATIVA ON-LINE SOB A PRESIDÊNCIA DO GRANDE COMENDADOR DE MINAS GERAIS

No último dia 27 de abril, foi realizada, em duas etapas, a reunião administrativa on-line da Excelsa Congregação dos Supremos Conselhos do  Rito Escocês Antigo e Aceito do Brasil, sob a coordenação de seu atual presidente, o Grande Comendador do Supremo Conselho de Minas Gerais Wagner Colombarolli.

A primeira etapa foi privativa dos Grandes Comendadores e seus assessores Grandes Inspetores Gerais da Ordem. Os trabalhos foram iniciados com a abertura do Livro da Lei Sagrada pelo Irmão Antônio José Aniceto Rossi, Grande Comendador de Honra e Presidente da Confederação Pan-americana. O presidente saudou os participantes, agradeceu a presença de todos e desejou-lhes boas-vindas.  

Em seguida, a palavra foi passada aos Grandes Comendadores pela ordem da data de fundação dos respectivos Supremos Conselhos, que, pela pauta, fizeram um breve relato de suas atividades e o desempenho durante a realidade da pandemia que assola o país.

Os Grandes Comendadores reforçaram a coesão da Excelsa Congregação e sua importância para manter firme e acesa a chama do Rito Escocês Antigo e Aceito nos Corpos Filosóficos que compõem as respectivas Instituições dos Altos Graus a que pertencemos.

O encerramento da reunião privativa foi feito pelo presidente da reunião, com o agradecimento pelas presenças e participação de todos. O Livro da Lei Sagrada foi fechado pelo Soberano Irmão Rossi.

A segunda etapa da reunião, com a presença de não maçons, foi destinada à apresentação pelo Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rio Grande do Sul Henrique Eduardo Pratti do sistema informatizado desenvolvido para seu uso e compreendendo o controle das atividades administrativas da Instituição, incluído o controle financeiro por obreiro, Corpo Filosófico e Delegacia. Administra e controla também todo o processo de progressão de graus de seus membros de acordo com os requisitos iniciáticos maçônicos e constantes do Regulamento Geral daquele Supremo Conselho. Foram detalhados como foi desenvolvido e os resultados satisfatórios de controle, colocando o sistema a disposição dos Supremos Conselhos da Excelsa Congregação.

Ao fim dos trabalhos, o presidente da Excelsa, irmão Wagner Colombarolli, agradeceu a presença e participação de todos, destacando que a coesão demonstrada e a harmonia da reunião reforçam o sentido de irmandade que nos une e possibilita, ainda que nesse tempo difícil em que reuniões presenciais ainda não são possíveis, que estejamos atualizados e alinhados em prol de uma união fraterna.

 

 

noticia