MENSAGEM DO GRANDE COMENDADOR

 

MENSAGEM DO GRANDE COMENDADOR

 

E 2020 está acabando! Muito mais dias se passaram em relação aos que faltam para acabar o ano. Um ano em que as surpresas não faltaram. E parece que podemos ter outras. Esperemos que positivas e benéficas para amenizar o que passamos nesses últimos meses. Mas nem tudo foi perdido. O mundo mudou. Aproveitemos essa experiência para moldar o nosso comportamento, fazendo com que sejamos mais humanos, tolerantes e solidários para com os nossos semelhantes. Afinal, esses são alguns dos propósitos para os quais fomos iniciados e nos dedicarmos à prática dos ensinamentos da Arte Real.

Chegando ao final dessa etapa de 2020, nada melhor do que refletirmos sobre o que se passou e agradecer por tudo o que nos aconteceu de bom. Que os percalços nos sirvam de lição para aprimorar a nossa pessoa e o nosso espírito. Não percamos a oportunidade. Esse é o ponto mais importante de uma mensagem para a época em que estamos, o ano que está findando. Estejamos empenhados nesse objetivo e, mais que palavras, possamos dar o nosso exemplo.

Não podemos negar que a Maçonaria, como todas as instituições e atividades, perdeu nesse ano. Creio que soubemos aproveitar um pouco a oportunidade que nos foi fornecida. Estávamos talvez muito acomodados em nossas reuniões presencias e, de repente, aparece algo que nos impede de praticar a nossa missão da forma que aprendemos e nos propúnhamos. Surge um inimigo que nem mesmo vemos para poder combatê-lo. Para isso, precisaremos praticar a paciência, pois o tempo resolverá esse problema. Podemos acelerar um pouco a solução, mas tudo na Terra tem o seu tempo certo.

O ponto positivo a valorizarmos é a evolução tecnológica que vimos absorvida pelos Irmãos, sobretudo por aqueles mais avançados na idade. Aprendemos a participar de reuniões virtuais on-line, que foram de muito bom nível cultural e maçônico. Podemos afirmar que não deixaram muito a desejar para as presenciais. Faltaram a presença, os abraços, o papo descontraído e o calor do Irmãos. Tivemos que nos contentar com a “carinha” dos Irmãos na “telinha” do computador. Não resolveu, mas amenizou a dolorida saudade.

Preparemo-nos para 2021, que esperamos nos seja mais ameno e pródigo para que possamos recuperar parte do tempo que julgamos perdido. Aproveitemos o tempo de atividade reduzida, para que, com as forças armazenadas no período, possamos desenvolver atividades dentro de nossos princípios e com renovado vigor.

Aproveitamos a oportunidade para desejar Boas Festas aos Irmãos para que, junto aos seus familiares, tenham um tempo de reflexão e meditação com o objetivo do aprimoramento pessoal, moral e espiritual, dentro dos mais lídimos valores de nosso ser e da prática da Ordem.

Wagner Colombarolli

GRANDE COMENDADOR

 

noticia