O SUPREMO CONSELHO DE MINAS GERAIS REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO VIRTUAL COM A 4ª REGIÃO ADMINISTRATIVA LITURGICA DE UBERABA

O Soberano Grande Comendador de Minas Gerais realizou a primeira reunião de forma virtual em conjunto com a 4ª Região Administrativa Litúrgica de Uberaba.

O Supremo Conselho de Minas Gerais realizou no dia 21/11/20 a primeira Reunião Administrativa Virtual com os Representantes da 4ª Região Administrativa Litúrgica de Uberaba.

Presidida pelo Soberano Grande Comendador Wagner Colombarolli, estavam presentes os Irmãos Cesar Augusto dos Reis, Ilsione Ribeiro de Souza, Luciano Pousa Cartafina, Ernesto Juliano, José Mauricio Lamego Goulart, Nilson de Camargo Roso, Paulo Roberto Batista de Carvalho, todos Grandes Inspetores Gerais da Ordem,  Clovis Mário de Oliveira  Lugar Tenente Grande Comendador, José Basílio de Queiroz Grande Ministro de Estado, Emanuel Torres Breyner Grande Chanceler, Carlos José Bratiliere Grande Tesoureiro e Marcus Vinícius Freitas  Grande Ministro de Estado Adjunto.

O Irmão Cesar Augusto dos Reis assumiu a recepção e a apresentação dos convidados em participar da reunião, credenciado pela convivência de 34 anos naquele Oriente e como membro ativo da ARLS Avenir Miranzi.

Após a abertura dos trabalhos e os devidos cumprimentos e apresentações, o Grande Comendador Wagner Colombarolli explicou ao grupo, a forma de funcionamento do Supremo Conselho de Minas Gerais na atualidade, face às necessidades sugeridas pelas Políticas Maçônicas adotadas em todo o mundo. 

Informou ainda, o planejamento e as ações implementadas através de Comissões e Grupos de Trabalhos com o objetivo de aproximar ainda mais as Regiões Administrativas Litúrgicas e os Corpos Filosóficos ao Supremo Conselho.

O Irmão José Mauricio Lamego Goulart manifestou a necessidade de uma progressão mais rápida de graus, para que seja provida a necessidade dos Corpos Filosóficos, por haver uma certa redução na presença, causada pela COVID’19, e, se assim procedendo, o consequente fortalecimento do Supremo Conselho.

Nosso Irmão Ilsione Ribeiro de Souza, informou que alguns Irmãos estão impossibilitados de comparecerem às reuniões por motivo de idade ou saúde, envidando assim, esforços a mais para suprir as necessidades dos Corpos Filosóficos.

O Irmão Nilson de Camargos Roso, profissional da área de saúde, informa que é temerário o retorno aos trabalhos presenciais, mediante o cenário atribuído â pandemia. Aproveitando o contexto, transmite informações técnicas sobre a reincidência da pandemia em Belo Horizonte e outras cidades, aconselhando prudência, enquanto não haja definição oficial ao controle do vírus.

Enfatizou que se faz necessário uma comunicação mais forte e motivadora, de forma que todos os irmãos participem das reuniões virtuais e continuem desenvolvendo as atividades maçônicas.

O Irmão Paulo Roberto reforçou as falas anteriores e comentou a satisfação que sentiu em participar desse encontro.

O Irmão Ernesto agradeceu a oportunidade de estar presente junto aos irmãos.  Manifestou sentimentos de admiração e alegria ao receber a notícia sobre o Reconhecimento, a Regularidade e o relacionamento do Supremo Conselho de Minas Gerais com as outras Entidades Filosóficas no mundo. Recorreu ao Grande Comendador sobre o fato de o Grande Inspetor Litúrgico não poder exercer cargos nos Corpos Filosóficos, sendo-lhe esclarecido.

O Irmão César Augusto dos Reis aproveitou o momento e manifestou sua satisfação em rever os irmãos de Uberaba. Agradeceu ao Soberano Grande Comendador pela oportunidade de participar do grupo e desenvolver a função de Facilitador na primeira reunião em conjunto com a 4ª Região Administrativa Litúrgica de Uberaba. Comentou sobre a importância do estreitamento dos laços entre o Supremo Conselho de Minas Gerais e a 4ª Região Administrativa Litúrgica, para melhor funcionamento dos Corpos Filosóficos na região, e completou que o futuro é promissor.

O Soberano Grande Comendador Wagner Colomabarolli agradeceu a presença e a participação de todos.  Destacou a importância da 4ª. Região Administrativa de Uberaba para o Supremo Conselho de Minas Gerais, empenhando a diretoria no que se fizer necessário.  Considerou a reunião um sucesso pela participação de todos os participantes e pelo interesse na resolução dos problemas apontados. Agradeceu ao Irmão César Augusto dos Reis, ficando à espera dos contatos para a retomada dos trabalhos.

 

 

noticia