O SUPREMO CONSELHO DE MINAS GERAIS REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO VIRTUAL COM OS GRANDES INSPETORES LITÚRGICOS

Presidida pelo Grande Comendador Wagner Colombarolli a reunião pautou assutos de interesse das inspetorias litúrgicas.

No dia 12/11/2020, o Supremo Conselho de Minas Gerais realizou a primeira Reunião Administrativa Virtual com os Grandes Inspetores Litúrgicos.

Presidida pelo Soberano Grande Comendador Wagner Colombarolli, participaram da reunião o Soberano Grande Comendador de Honra Sebastião Cardoso, Membros da Diretoria e dos Grandes Inspetores Litúrgicos das regiões com sede em Bonsucesso, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora, Monte Carmelo, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e Três Corações. 

Após harmonização dos trabalhos, feita pelo Grande Inspetor Litúrgico Marcos Vinícius Rodrigues com a leitura de uma peça de arquitetura, o Grande Comendador enfatizou que os Grandes Inspetores Litúrgicos representam o Supremo Conselho na suas regiões, devendo se conscientizarem da sua responsabilidade e importância em relação à Entidade.

O Grande Comendador comentou sobre as reuniões virtuais, dos excelentes resultados obtidos. Esclareceu não haver restrições quanto as presenciais, estas uma opção do Corpo Filosófico, respeitadas as determinações sanitárias de cada município. 

Esclareceu sobre o Quadro de Obreiros, o funcionamento da Secretaria do Supremo Conselho, reuniões da Diretoria e comunicou a nomeação do Grande Comendador de Honra Sebastião Cardoso para Coordenador dos Grandes Inspetores Litúrgicos.

Expôs também sobre as iniciações e exaltações, que foram prejudicadas face à pandemia, sobre os Grupos de WhatsApp do Supremo Conselho, com sugestões para que os Corpos Filosóficos adotassem esse novo sistema de comunicação.

Outro assunto relevante foi a exposição feita pelo Grande Comendador sobre a criação, por Decreto, do cargo de Grande Inspetor Litúrgico Adjunto, com a função de auxiliar o titular nas atribuições previstas no Regulamento Geral.

Os Membros da Diretoria expuseram sobre assuntos das áreas em que atuam. O Lugar-Tenente Grande Comendador Clóvis Mário de Oliveira falou sobre o Sistema Informatizado e o Site do Supremo Conselho, seu funcionamento, atualizações e realçou, além da entrada exclusiva aos maçons, acesso às informações à Excelsa Congregação, Pan-Americana, Aliança Internacional Maçônica Escocesa e Academia Maçônica Mineira de Letras.

O Grande Chanceler Emanuel Torres Breyner informou sobre a criação do Grupo Literário e a Biblioteca Virtual. Explicou sobre o seu funcionamento, ressaltando a importância do envolvimento dos Grandes Inspetores Litúrgicos no incentivo à produção literária.

O Grande Tesoureiro Carlos José Bratiliere apresentou uma planilha informando, por mês, totais das despesas, receitas e outros valores da movimentação financeira do Supremo Conselho.

Falou sobre o projeto de criação de uma revista com edição bimestral e da sua atuação na Comissão de Comunicação.

Os Grandes Inspetores Litúrgicos fizeram comentários sobre os assuntos expostos na reunião, destacando a dificuldade sobre a indicação do Grande Inspetor Litúrgico Adjunto, principalmente pela determinação regimental de que o indicado não pode ocupar cargos nos Corpos Filosóficos.

Manifestaram também a preocupação sobre os trabalhos que serão publicados pelo Grupo Literário. Alertaram sobre a sua seriedade, citação bibliográfica e possibilidade de contestações quanto ao direito de autoria.

Comentando sobre a felicidade de realizar essa proveitosa reunião, o Soberano Grande Comendador Wagner Colombarolli agradeceu a participação de todos e encerrou a reunião.

 

 

Arquivos Anexo(s):

noticia