O SUPREMO CONSELHO DE MINAS GERAIS REALIZA A SEXTA REUNIÃO VIRTUAL

GRÃO-MESTRE DO GRANDE ORIENTE PAULISTA E IRMÃO DE LOJA SIMBÓLICA DO GRANDE ORIENTE DE MINAS GERAIS PALESTRARAM SOBRE ASSUNTOS DE RELEVÂNCIA PARA OS MAÇONS.

O Supremo Conselho de Minas Gerais realizou no dia 31/10/2020 a 6ª Reunião Administrativa Virtual, dirigida pelo Soberano Grande Comendador Wagner Colombarolli.

Participaram da reunião os Irmãos José Aniceto Rossi, Presidente da Confederação Pan-Americana dos Supremos Conselhos do REAA; Vitorino Augusto do Nascimento Morgado, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Paulista; José de Anchieta Fernandes, Presidente de Honra da Excelsa Congregação; Temer Feres, Grande Secretário do Supremo Conselho de São Paulo, Irmãos dos Supremos Conselhos de Minas Gerais e São Paulo, do Grande Oriente Paulista e do Grande Oriente de Minas Gerais.

O Grande Comendador Wagner Colombarolli cumprimentou os participantes, destacando que serão palestrantes na reunião de hoje os Irmãos Fernando Fernandes, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, e José Carlos Serufo, membro da Loja Simbólica Paz e Amor 16, filiada ao Grande Oriente de Minas Gerais.

O Irmão Elmo Nélio Moreira, do Oriente de Pará de Minas, fez a leitura de um primoroso texto para harmonização da reunião e reflexão dos Irmãos.

O Grande Comendador Wagner Colombarolli, após a leitura dos respectivos currículos, convidou os palestrantes para a exposição dos temas propostos.

O primeiro palestrante, Irmão Fernando Fernandes, que abordou o ¨Relacionamento entre Potências Simbólicas e as Oficinas Filosóficas¨, iniciou suas palavras cumprimentando a todos e agradecendo ao Grande Comendador Wagner Colombarolli pela oportunidade de falar para a dileta plateia virtual.

Com relação ao tema proposto, definiu Regularidade e Reconhecimento, ressaltando a necessidade dos atos constitutivos e normativos observarem preceitos constitucionais, como a Constituição de Anderson, os Antigos Landmarks, entre outros internacionalmente regulamentados e exigidos.

Na busca dos reconhecimentos nacional e internacional, considerou como a maior conquista do Grande Oriente Paulista o seu ingresso na CMI – Confederação Maçônica Interamericana, que hoje reúne setenta e nove Potências Maçônicas, distribuídas em países da América Latina, do Caribe e da Europa.

Mas, disse, no longo processo para integrar o ¨List of Lodges¨ americano, estava o reconhecimento mútuo de dez Potências Regulares Americanas.

Nesse sentido, relatou o decisivo e histórico Tratado de Reconhecimento assinado com a Grande Loja de Washington, Distrito de Colúmbia, apesar dos entraves colocados pelo Grande Oriente do Brasil.

Considerou também como determinante as pranchas de recomendação expedidas pelas Grandes Lojas de São Paulo e Rio Grande do Sul, assim como o trabalho em conjunto de todas as Secretarias, sobretudo a de Assuntos Exteriores, na elaboração do processo de reconhecimento nos moldes exigidos.

Finalizando, declarou que o Grande Oriente Paulista mantém com as demais Potências Maçônicas, inclusive estrangeiras, relações de fraternidade e respeito, observando-se rigorosamente os postulados universais da Ordem.

O Irmão José Carlos Serufo começou sua palestra sobre a ¨Pandemia Covid-19 e Orientação para Retorno de Atividades Presenciais¨, informando que não é doença nova, mas a primeira com contagem de mortos.

Comentou sobre questionamentos da base científica dos argumentos que alastram medo e do contágio de rebanho que, sistematicamente, é alcançado mais cedo do que previsto.

Quanto aos indícios do Covid-19, falou sobre o não fechamento de fronteiras pela China, ficando aberto o fluxo com o mundo, destacando o retorno de trabalhadores chineses para o norte da Itália.

Enfatizou a omissão da OMS – Organização Mundial de Saúde em tomar providências efetivas, dos interesses macroeconômicos e o aparecimento da geração do medo.

Informou que a hipótese mais aceita quanto a origem do vírus seria a mutação natural, resultante do contágio de morcegos com humanos, ficando descartada sua produção em laboratórios para teste de vacinas.

Quanto à eficácia do isolamento social, disse que não houve diferença de mortalidade em países que adotaram ou não o isolamento radical.

Explanou sobre as repetidas palavras indutoras do pânico, como chamadas tipo Vírus Mutante, Falha de Imunidade, Risco de Pegar de Novo, Falta de Ar, Lockdown, Infectado, entre outras, provocando pânico, medo, imobilismo, isolamento.

Apresentou estatísticas da mortalidade de várias doenças, grande parte com número de mortes superiores ao Covid-19.

Destacou também o pedido de retratação do estudo sobre a cloroquina, publicado na revista científica ¨The Lancet¨, indicando riscos no uso dessa substância contra o novo vírus.

Finalizou sua exposição explicando sobre as atitudes seguras nas reuniões presenciais, indicando distanciamentos entre pessoas, o uso correto de máscaras e a forma mais eficaz de evitar a transmissão e a contaminação da doença.

A reunião foi encerrada com a palavra do Soberano Grande Comendador Wagner Colombarolli, que agradeceu os palestrantes pelo ensinamentos e conteúdo das suas exposições e, com um abraço virtual, aos Irmãos pela sua participação.

 

 

noticia